por: Adriana Aguiar
Profissional com mais de 25 anos de experiência em equipamentos mecânicos, instrumentos eletrônicos e de medição (Analíticos e Científicos), sistemas de automação. Apaixonada por sua família, ciências sociais, animais domésticos, automação laboratorial e industrial, Adriana Aguiar é Mestra em Administração do Desenvolvimento de Negócios, sócia e fundadora da EJD Global Marketing e Inteligência Empresarial desde 2013. Voluntária do Instituto ELA - Educadoras do Brasil e apoiadora dos projetos adote um ciclo, mãe educadora e Selo de Responsabilidade Social Feminina. Ajuda mulheres e organizações a se posicionarem melhor em mercados extremamente competitivos.
A responsabilidade social é uma busca contínua da sociedade para melhoria das condições de vida e sustentabilidade do planeta. Podemos dizer que é a ética aplicada e ações voluntárias em benefício das relações com a sociedade, colaboradores, clientes, fornecedores e meio ambiente. Neste sentido, as organizações socialmente responsáveis possuem uma gestão ética e transparente, colocando em prática seus projetos voltados para a sociedade. Elas adotam posturas, ações e comportamentos que promovem o bem-estar para a comunidade em que a empresa está inserida.
O instituto ELA - Educadoras do Brasil, com seu propósito de transformar vidas por meio da educação, vem cada vez mais criando e desenvolvendo ações por todo o Brasil, visando melhores condições de vida para sociedade feminina. Seu primeiro projeto, adote um ciclo, teve início em 07 de junho de 2021 abraçando a causa da pobreza menstrual, com o objetivo de arrecadar absorventes higiênicos para doar às alunas de escolas públicas e das comunidades vulneráveis das cidades que aderirem ao programa. Logo após, criaram o projeto para responsabilidade social feminina.
No brasil, a luta contra pobreza menstrual teve início nas cidades do Rio de Janeiro e São José com a criação de leis para promover a distribuição gratuita de absorventes. Outros estados e cidades já trabalharam forte para terem leis para garantir a ajuda para meninas e mulheres que não possuem condições de comprar absorventes. Em São Paulo, por exemplo, foi aprovado no Plenário do Legislativo Paulistano, o PL (Projeto de Lei) 388/2021 de autoria do Executivo, sancionado como a Lei 17.574, de 12 de julho de 2021, a criação do programa de distribuição de absorventes descartáveis às alunas das escolas municipais. Além da distribuição dos absorventes, a nova lei sugere que sejam fornecidas cestas de higiene pessoal contendo: escova de dente, creme dental, fio dental, desodorante, lenços umedecidos e sabonete às estudantes.
De acordo com especialistas, a pobreza menstrual é caracterizada pela falta de conhecimento das crianças e mulheres para realizar os devidos cuidados que envolvem a sua menstruação. Também é caracterizada pela falta de recursos da sociedade. Segundo a pesquisa UNICEF, “Pobreza Menstrual no Brasil: Desigualdade e Violações de Direitos", trata-se de um fenômeno influenciado por desigualdades sociais, raciais e de renda.
Vale a pena você saber que a pobreza menstrual tem um impacto negativo em todos os aspectos da vida destas adolescentes. Pesquisa comprovam que no mundo, 01 em cada 10 meninas falta à escola enquanto está menstruada. Já no Brasil, estima-se que seja 01 a cada 04 garotas. Neste sentido, levamos você ao conhecimento que nosso desafio é combater as condições econômicas para comprar absorventes e instalações sanitárias, segundo o Instituo ELA – Educadoras do Brasil e Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), para o combate à pobreza menstrual no Brasil.
O outro projeto que é convidativo às organizações brasileiras a participarem, o qual foi criado pelo Instituto ELA, é o Selo de Responsabilidade Social Feminina. O objetivo central deste Selo é beneficiar instituições de ensino, empresas que desenvolvem projetos e ações que favorecem as meninas e mulheres de situação de vulnerabilidade social, emocional e profissional do nosso país. Além disso, o instituto ELA por meio deste programa, conscientiza para a prevenção da violência contra a mulher.
O Selo é disponibilizado para que as lideranças, sensibilizadas com este propósito, nos ajudem a viabilizar ações efetivas que contribuam para uma sociedade mais justa e igualitária Todas as empresas que desejam proporcionar aos seus colaboradores, em especial às mulheres, condições mais igualitárias e oportunidades de ações voluntárias para todos, poderão receber o selo.
O Selo de Responsabilidade Social Feminina já alcançou estados como: Amazonas, Ceará, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná e Rio Grande do Sul. Empresas como: Instituto Accorsi, Mind Lab, Seven, Eduk e VG Educacional já possuem o selo!
Para as empresas que desejam participar do programa Selo de Responsabilidade Social Feminina, deverão cumprir no mínimo 3 dos critérios citados a seguir:
Possuir no seu quadro de colaboradores, no mínimo, 35% do sexo feminino. Caso não tenha este índice, que possa demonstrar ações solidárias junto a mulheres dos familiares/sociedade em geral;
Participar, de campanhas, com o objetivo de ajudar meninas/adolescentes e mulheres em vulnerabilidade social, como por exemplo o “Adote um Ciclo”.
Proporcionar palestras formativas sobre os direitos da mulher, violência doméstica, autoestima, liderança, prevenção à saúde da mulher e temas para fortalecimento socioemocional;
Oferecer oportunidades para estagiárias mulheres no seu quadro de funcionárias;
Oportunizar condições para que mulheres e homens, ocupando o mesmo cargo, tenham salários equivalentes;
Apoiar as mulheres gestantes do seu quadro de colaboradores, estando aberta a jornadas de trabalho mais flexíveis;
Apresente nossos projetos ao RH de sua empresa e junte-se a nós. Basta preencher o formulário acessando o link: https://acesse.one/seloempresas
Ao final, vocês serão uma empresa com selo de responsabilidade feminina e estarão unidos nesta jornada com empresas prosperas e que dividem a riqueza com seus colaboradores.
Continuamos firmes e fortes com diversas empresas que mensalmente participam com a doação. Ajudar ao próximo e de coração aberto, nos traz paz interior, reconhecimento, alegrias e prosperidade.
Comentarios